terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Ciência e Tecnologia de Laticinios - UFV

Enem, SISU, Prouni, Fies...

Fase tão difícil e indecisa na vida de um "adolescente" .  Com 18 anos mais ou menos já temos que escolher oque queremos e hoje com esse novo ensino médio, essa escolha vai ser um pouco mais antecipada.
Pensando nisso, eu pensei em fazer esse post contando mais sobre meu Curso e sobre a Universidade em que estudo, esclarecendo umas dúvidas que vocês possam ter.



O Curso que faço é o Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios na Universidade Federal de Viçosa - UFV MG. Ele tem a duração de 4 anos e meio, sendo dividido em Oito períodos de matérias práticas e teóricas e Seis meses ( ou um período ) de estágio empresarial. Em 2016,ele foi classificado com 5 estrelas na avaliação de cursos superiores que é realizada pelo Guia dos Estudantes.

Durante estes períodos iniciais, temos muitas matérias de massa, as famosas físicas ( I, II e III), químicas ( orgânica, analítica, geral ), cálculo, estatísticas, entre outras tantas que quem quiser dá uma olhadinha melhor, é só CLICAR AQUI que vai abrir a matriz do curso.

Como qualquer curso, Laticínios exige uma certa dedicação com as matérias e com as atividades extracurriculares. Dentro da própria universidade, as oportunidades são inúmeras, como por exemplo, laboratórios de pesquisa e extensão - Você pode desde ir até um pequeno produtor rural ajudá-lo a a melhorar a qualidade de seu leite, quanto ajudar empresas a desenvolver no novos produtos.



Vou contar um pouquinho minhas experiências, o primeiro laboratório que estagiei foi no Laboratório de Higiene e Microbiologia de Alimentos. Era microbiologia em geral, foi lá que aprendi muito sobre alimentos e a prática mesmo pois entrei bem no começo do curso e não sabia muitas coisas ainda.
Logo após, iniciei meu segundo estágio no Laboratório de Leite e Derivados. Trabalhei direto com microbiologia de leite em pesquisas sobre queijos, já trabalhei com secagem de leite e soro entre diversas outras pesquisas.

Além de vir apresentar o curso a vocês, vou deixá-los com água na boca com várias fotinhas das aulas práticas que fazemos. O nosso grande diferencial em relação ao curso técnico, é que temos uma "base científica" maior, além de toda a prática.



      

     



Essas fotos, são das aulas de Sorvete, Creme e Manteiga; Queijos especiais; Fermentados e Concentrados. Esses e outros produtos, foram feitos por nós, alunos com ajuda dos professores e técnicos que ajudam a aula prática.

" O curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios, talvez pouco conhecido comparado a outros cursos oferecidos. Eu mesma não fazia ideia de que o mesmo abordara a cadeia produtiva de leite e derivados e que poderia ser tão envolvente e enriquecedor em uma vida acadêmica. E foi nesse curso que escolhi e principalmente decidi permanecer desenvolvendo habilidades essenciais no mundo profissional e assim alcançar objetivos como o de estagiar na empresa Danone. Tinha a curiosidade em saber em maiores detalhes a parte da cadeia após expedição de produtos e fui então trabalhar na área de Supply Chain (cadeia de suprimentos na qual tem como foco a parte logística acompanhando desde o recebimento da matéria prima até a chegada do produto transformado ao consumidor final), na área em que estava o ponto era o que eu almejava como dito anteriormente a parte após expedição de produtos e lá permaneci por um pouco mais de um ano. A experiência foi sem dúvida sensacional, tanto profissional quando pessoa e a única coisa que falo certamente é que faria tudo outra vez, mesmo com todos os momentos conturbados vivenciados. Porque a questão é: Nunca é tarde para voltar ao jogo, recomeçar ... o mais importante é seguir sempre nossos sonhos e assim fazer a diferença. O que te faz um profissional não é “O Curso”, o que as pessoas pensam de você e de suas escolhas “insanas” ou algo do tipo, mas você e o que conseguiu conquistar com o apoio daqueles que realmente acreditam no seu potencial. Follow your Dreams "



Este foi o depoimento de outra aluna (formanda) do Curso, Déborah Oliveira, que pode dividir um pouquinho de sua trajetória. Espero que vocês tenham gostado desse post, tenham conseguido conhecer um pouquinho da delícia que é esse curso e desejo à todos, uma boa sorte e, lembrem-se, uma nota não define quem você é, nem do que você é capaz!


2 comentários: